Quem sou eu

Eu me chamo Lara Ferreira Rocha e tenho 25 anos. Sou dentista, paciente oncológica, e moro em Fortaleza. Tenho muita história pra contar...
Em agosto de 2008, fui diagnosticada com câncer no abdômen. Meu tipo é raro, um tumor desmoplásico. Como ele, eu sou rara também. Sou animada com a vida, tenho fé em Deus, sou engraçada, sorridente, feliz, simpática e tantas vezes ingênua.
Conto, aqui, algumas de minhas novidades, além de escrever o que penso, o que vejo, o que sinto.

Eu penso muito no amor, com certeza.
Espalhe todo bom sentimento por onde andar, ame você também!



1

Buzaid na TV

Quem gosta de dormir até tarde e quem tá trabalhando porque recesso nem existe, perdeu hoje o programa da Ana Maria Braga, o Mais Você.

Uma amiga me avisou por mensagem, mas eu estava clinicando, e fui uma das que não conseguiu ver a belezura do meu médico na televisão.
Graças a Deus, tenho um carinho muito grande pelos profissionais que cuidam de mim. Só tenho a agradecer por ter recebido tantos anjinhos!
Por isso, precisei procurar o vídeo pra ver, certo?

Vale à pena reservar meia-hora de seu tempo para assistir ao vídeo completo da entrevista com o dr. Buzaid.

Ele explica como estão agindo novos tipos de tratamentos, como os experimentais -- os meus!

Quando se fala de saúde ou doença, uma palavra assusta e chega a dar medo: o câncer. A expectativa está melhorando a cada ano em relação à doença. Novas técnicas estão surgindo e os tratamentos estão muito avançados. Para conversar sobre o assunto, Ana Maria Braga conversou com o médico e especialista no assunto Antônio Carlos Buzaid.

Segundo o Buzaid, a novidade mais recente no combate ao câncer, em geral, é a chamada “Terapia alvo” -- a aplicação de medicamentos que atacam certos receptores ou genes da célula que funcionam como se fossem o gerador dela. A célula depende do gene anormal pra crescer e atuar como câncer. Se cortá-lo, ela eventualmente morre.

A quimioterapia, que é o tratamento mais conhecido no combate ao câncer, ataca bandidos e mocinhos, ou seja, as células tumorais e as células normais. a terapia alvo, embora também cause efeitos colaterais, não afeta tanto o paciente como a quimioterapia, e atinge predominantemente as células tumorais com gene anormal.

No campo da prevenção ao câncer, tem duas novidades:
- Há um ano foi comprovada a eficácia de 90% da vacina contra o vírus do câncer de colo de útero, o HPV. Todas as pessoas que estão na idade pré-sexual, ou seja, 11, 12 14 anos, podem tomar. A vacina ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas sim em clínicas particulares,e cada vez mais serão indicadas pelos médicos à população.
- Tomografia de tórax para detectar câncer inicial em fumantes: há um mês foi comprovado que, quem se submete a esse exame, diminui em 20% o risco de morrer de câncer de pulmão. Provavelmente, daqui a pouco este exame começará a ser realizado em mais pessoas. Hoje, só alguns têm acesso, uma vez que também não está disponível ainda no sistema único de saúde. Esta tomografia com baixa emissão de radiação é para a vigilância de câncer de pulmão.

Dr. Buzaid saindo do Sírio Libanês, terapias-alvo, vacinas contra o HPV antes da primeira relação sexual...
Adolescentes, meninas, mães, pais: bora nessa vacinar nossas lindinhas? Prevenir, né, galera? Prevenir!

"O maior cansaço da oncologia é emocional, não é físico."
(Antônio Carlos Buzaid)
Só essa frase daria um post...

1 comentários:

Lívia Fiuza disse...

Vou já assistir esse vídeo! E adorei a frase do Dr Buzaid... fato! beijoss

Postar um comentário

Eu ♥ feedback.

Se você gostou ou pensou em algo, compartilhe.
NÃO DEIXE DE COMENTAR!

Todo comentário será devidamente lido e respondido.


noticiasdalara.blogspot.com